Crianças aprendem técnicas de microjardinagem

microjardinagem

Oficina realizada em Curitiba desperta para relacionamento com meio ambiente

O trabalho com a terra é uma forma de se conectar com a natureza. O resgate desses valores foi foco de uma aula de microjardinagem oferecida pela Oficina Verde na sexta-feira (20), em Curitiba-PR.

Gestores ambientais voluntários ensinaram técnicas de plantio em pequenos vasos. Com a participação de crianças e adultos, a oficina aconteceu na praça da Capela Santa Maria, palco da Oficina Verde, que tem programação até o dia 27. “O microjardim é uma forma de se conectar ao mundo natural e observar o desenvolvimento de uma planta. Em um pequeno espaço pode se ter um grande número de plantas”, explicou a gestora Iracema Bernardes.

O encantamento das crianças com a atividade também serviu de motivação para os pais. A maestrina Priscila Prueter levou os dois filhos, Thiago e Gabriel, para a vivência. “A geração deles é muito ligada à tecnologia. Se não estivéssemos aqui, eles provavelmente estariam no computador. Por isso é importante levar esse conhecimento para casa e multiplicá-lo”.

Thiago, de 11 anos, explicou o que ele vivenciou na oficina. “Eu peguei um vaso reciclável, coloquei pedra, areia e terra e depois coloquei as plantinhas”. O irmão, Gabriel, de 7 anos, gostou muito da aula e até ganhou um novo animal de estimação. “No meu vaso veio até uma minhoca!”, brincou.

Sílvia Rosler de Souza é consultora ambiental e professora universitária e levou a filha Beatriz, de 4 anos. “Quando era criança, minha mãe me ensinou a lidar com as plantas. Agora quero passar essa experiência para minha filha”, revelou.

Sempre realizada no mês de janeiro, a Oficina Verde abre o calendário anual de eventos do Programa de Conscientização Ambiental Nós e o Meio Ambiente, uma ação permanente da Prefeitura de Curitiba. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental.

Nesta segunda-feira (23), acontece Oficina de Ervas Aromáticas, Temperos e Hortaliças, com o Mago Jardineiro, às 14h (para crianças) e 16h (para adultos).

Da Prefeitura de Curitiba / Foto: Divulgação