Curtas

Tijolos diferentes permitem reduzir resíduos

Uma construtora de Goiânia encomendou cinco modelos diferentes de tijolos ao fornecedor. O objetivo é reduzir a geração de entulho. O material, que já está sendo aplicado, permitiu fazer com que a tubulação elétrica passasse a ser embutida no momento que as paredes estão sendo erguidas.  “Evitando a quebra dos tijolos”, assinala o engenheiro da Dinâmica Construtora Marco Antônio de Carvalho.

Iniciativa, sustenta a empresa permitiu reduzir em 80% a geração de resíduos na fase de alvenaria e 25% na obra como um todo.

 

 

Ministério oferece cursos sobre meio ambiente

O Minist

 

 

ério do Meio Ambiente (MMA) abre, a partir desta segunda-feira, as inscrições para cursos a distância em diversas áreas, entre elas água, resíduos sólidos, sustentabilidade, unidades de conservação, espaços educadores e geoprocessamento. Ao todo são nove cursos abertos ao público em geral.

Os interessados devem se cadastrar no ambiente virtual do MMA até 11 de abril e escolher um ou mais cursos, que serão realizados sem tutoria. A efetivação da inscrição está condicionada à oferta de vagas.

 

Construtora planta um milhão de árvores em oito anos

A MRV Engenharia celebra a marca de um milhão de mudas de árvores plantadas no País. A organização calcula que as plantas contribuíram para a retirada de 550.000 mil toneladas de CO2 da atmosfera.

Somente em Goiás, durante todos os oito anos de projeto, foram plantadas mais de 30 mil mudas de árvores. “Chegar a 1 milhão de árvores plantadas representa um marco para o trabalho que desenvolvemos em prol da sustentabilidade”, diz o gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da empresa, José Luiz Esteves da Fonseca.

Seminário sobre água é promovido pela Unesco

Estão abertas as inscrições para o II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade — “Águas pela Paz”, promovido pela Unesco com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente e parceiros. Nos dias 11 e 12 de janeiro, o evento reunirá especialistas no Museu Nacional da República, em Brasília, para discutir a importância dos recursos hídricos para as relações entre comunidades e nações. Participação é gratuita.

 

Banco realiza concurso de vídeos virtuais para COP23

A Connect4Climate, uma iniciativa do Banco Mundial, pode te ajudar a produzir um pequeno vídeo em realidade virtual 360 sobre mudanças climáticas, num concurso mundial aberto até este domingo (15).

Trata-se do Uniting4Climate, cujos finalistas terão seus vídeos exibidos na COP23, a conferência do clima de Fiji, em Bonn, no mês que vem. O objetivo é inspirar cineastas e cidadãos comuns a enviar para a organização curtas com soluções para o clima e boas práticas ambientais ao redor do mundo.

Para concorrer, é preciso enviar uma proposta contento a descrição do vídeo em 400 palavras e uma amostra de 1 minuto, descrevendo impactos ou apresentando soluções aos mais diversos tipos de ameaças climáticas.

Mais informações aqui.

 

Goiânia recebe seminário para discutir paisagem urbana e sustentabilidade

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza em Goiânia nos dias 25,26 e 27 de setembro de 2017 o I Seminário da Paisagem Urbana e Sustentabilidade (Sepas). O evento é voltado para estudantes, professores, profissionais e técnicos da área da arquitetura e urbanismo, engenheiros, profissionais da paisagem urbana e da sustentabilidade.

Durante os dois primeiros dias, se apresentarão profissionais para palestrar sobre a área da paisagem urbana e da sustentabilidade. De acordo com a organização, estão confirmadas as presenças da professora de arquitetura da Unicamp, Emília Rutkowski e dos também arquitetos Eduardo Barra e Oscar Bressane.

O terceiro dia será dedicado à uma visita técnica da leitura da paisagem. Mais detalhes da programação e as inscrições estão disponíveis no site do Sepas.

Fórum Sustentabilidade & Governança está com inscrições abertas

Interessados em participar da 6ª edição do Fórum Sustentabilidade & Governanças podem se inscrever para o encontro marcado para os dias 22 e 23 de agosto em Curitiba-PR. Realizado pelas consultorias STCP e Milano, o evento reúne empresários e gestores para tratar do “Novo Paradigma do Desenvolvimento”. Nos dois dias serão realizadas cerca de 20 palestras sobre temas que tratam da gestão e sustentabilidade nas empresas, diante da crise econômica. Mais informações e inscrições podem ser feitas no site do Fórum Sustentabilidade & Governança.

Fórum

Prêmio reconhece práticas sustentáveis no turismo

Lançado em 2012, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade premia negócios de turismo que implementem práticas sustentáveis. A edição 2017 está com inscrições abertas até 1º de setembro de 2017.

Desde a fundação, o prêmio conta com mais de 200 iniciativas inscritas e 56 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil, escolhidas por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como OMT, ONU Meio Ambiente e Ministério do Turismo. Para saber mais clique aqui.

 

MMA inscreve para cursos na área ambiental

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está com inscrições abertas para cursos à distância nas áreas de recursos hídricos, agricultura familiar, mudança do clima, produção e consumo sustentáveis, unidades de conservação, igualdade de gênero e outros temas.  Confira os detalhes de cada curso

Os interessados devem se cadastrar no ambiente virtual do MMA  até o dia 28 de julho e escolher um ou mais cursos, que serão realizados sem tutoria. A efetivação da inscrição está condicionada à oferta de vagas. Até o fim do ano, serão abertas 40 mil vagas, incluindo turmas fechadas, realizadas por instituições parceiras.

Entre as capacitações estão os cursos: Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), Crianças e o Consumo Sustentável, Água e Educação Ambiental, Educação Ambiental e Mudança no Clima, Estilos de Vida Sustentáveis, entre outros.

 

IFG realiza workshop sobre fontes renováveis

Será realizado no próximo mês de agosto o I Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia do IFG Câmpus Itumbiara. O evento científico marcará o início do primeiro curso de especialização da Unidade e, além disso, proporcionará espaços de discussão entre a comunidade acadêmica e profissionais de renome nacional.

Workshop fontes renováveisO público-alvo do evento são os alunos da primeira turma da especialização e dos cursos superiores. Além desses, os demais alunos do Câmpus, a comunidade em geral e outras instituições de ensino de Itumbiara e região também estão convidadas para participar. As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Uma das justificativas para a realização do workshop é a necessidade de se discutir as possibilidades de energias renováveis e não poluentes em função, principalmente, do contínuo aumento da demanda energética, da sobrecarga dos sistemas de transmissão, dificuldades e construção de novas linhas, efeito estufa e o aquecimento global.

Abertas inscrições para o IX Seminário de Pesquisa do ICMBio

Estão abertas as inscrições de resumos de trabalhos científicos para o IX Seminário de Pesquisa e IX Encontro de Iniciação Científica do ICMBio. O tema deste ano é “ICMBio – 10 anos de aprendizado em pesquisa para a conservação” e aproveitará o aniversário de uma década do órgão ambiental federal para celebrar todo conhecimento adquirido ao longo desse tempo.

Os pesquisadores interessados têm até dia 17 de julho para inscreverem seus trabalhos. Estudiosos de fora da instituição também podem participar.  A avaliação dos trabalhos será feita pela comissão científica do seminário, com base na qualidade e relevância da proposta para a conservação. Serão aprovados, no máximo, 120 trabalhos.

Acesse o edital para mais informações clique aqui.

MMA oferece capacitação em sustentabilidade para servidores

Estão abertas as inscrições para o 6º curso presencial de capacitação em sustentabilidade na administração pública, promovido pelo programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O curso é gratuito e acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto em João Pessoa (PB), com carga horária de 24 horas.

Podem se inscrever servidores de órgãos públicos, como gestores públicos, servidores concursados ou comissionados. As inscrições podem ser feitas por meio de correio eletrônico para o endereço a3p@mma.gov.br, contendo nome completo, órgão, setor e telefone para contato. A confirmação também será enviada por e-mail. São 60 vagas. Para mais informações clique aqui.

Iniciativa seleciona projetos que buscam apoio financeiro

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza abriu as inscrições para a segunda chamada de 2017 de seu ‘Programa de Apoio a Ações de Conservação’. Para essa edição, é possível concorrer em três categorias: ‘Apoio a Programas’, com abrangência nacional; ‘Biodiversidade do Paraná’, focado na natureza paranaense; e ‘Apoio a Projetos’, destinado a Áreas Úmidas. As inscrições ficam abertas até 31 de agosto, no site da instituição.

Palestra trata da auditoria ambiental em Goiânia

A palestra Auditoria Ambiental como Ferramenta de Gestão será ministrada pela gestora ambiental do Grupo Toctao, Cinthia Martins, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) nesta terça-feira (4) às 19h. O evento é promovido pelo IEPG Pós-Graduação, e a entrada será garantida mediante inscrição no site da entidade e 1 kg de alimento não perecível.Palestra_Auditoria Ambietal-500Cinthia, que é especialista em Gestão Ambiental e mestra em Engenharia do Meio Ambiente, apresenta aos participantes como a auditoria ambiental pode ser utilizada pelas empresas privadas e como ferramenta de gestão pública. A palestrante irá expor casos reais relacionados ao Grupo Toctao, cujo comprometimento com a sustentabilidade rendeu à empresa reconhecimento nacional e renomados prêmios, como o último Prêmio Nacional de Inovação, pela Confederação Nacional da Indústria.

“Vamos discutir o perfil do auditor ambiental, como deve ser sua atuação, como conduzir uma auditoria e como funciona o mercado de trabalho”, adianta Cinthia. A palestra será ministrada no auditório do CREA-GO, localizado na Rua 239, número 561, Setor Leste Universitário.

Serviço

Assunto: Palestra Auditoria Ambiental como Ferramenta de Gestão

Data: 4/7 (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório do CREA-GO, localizado na Rua 239, número 561, Setor Leste Universitário

Parceria entre ONU, Sebrae e Embrapa lança edital para cadeia produtiva de Grãos

Em iniciativa inédita, startups e empreendedores de todo o  País poderão participar do edital “Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos”, fruto de parceria entre ONU Meio Ambiente, SEBRAE e EMBRAPA.

O lançamento do edital, que selecionará ideias inovadoras e sustentáveis para o setor, aconteceu nesta sexta-feira (16), no estande do SEBRAE na “open area” (área de acesso gratuito) da Campus Party Brasília.

“A parceria é inovadora. Por um lado, estimula o empreendedorismo de startups voltado ao agronegócio, por outro, abre uma nova perspectiva de mercado em prol da sustentabilidade, com o desenvolvimento de soluções ecoinovadoras para a cadeia produtiva de grãos, tão importante para a economia nacional”, destaca a diretora técnica do SEBRAE, Heloisa Menezes.

O edital vai selecionar 20 propostas, sendo dez que ainda não tenham sido colocadas em prática (categoria ideias) e dez voltadas para startups que já estão em operação (categoria startup).

As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou identificação de oportunidades que tragam melhoras socioambientais para a cadeia produtiva de grãos, tais como: redução de emissão de carbono, diminuição de perdas e ineficiências, gestão de resíduos, uso eficiente de energia, controle ou redução no uso defensivos químicos, eficiência no uso dos recursos hídricos, conservação do solo e soluções corporativas.

 

As inscrições estão disponíveis neste link.

 

Fundo Socioambiental Caixa está com inscrições abertas

O Fundo Socioambiental – FSA CAIXA está com inscrições abertas para projetos voltados à Promoção Socioeconômica até o dia 4 de julho deste ano. Podem concorrer ao aporte financeiro iniciativas que tratem de saúde, educação, inclusão produtiva e promoção da cidadania, que tenham como finalidade a erradicação da pobreza, inclusão social e econômica, promoção da justiça, da dignidade e da qualidade de vida, implementados por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuem junto a grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Neste edital, o FSA Caixa disponibiliza R$ 4 milhões e o valor máximo por projeto pode chegar a R$ 200 mil. O prazo de execução dos projetos não deverá exceder a 12 meses.

Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia

Com a oferta de 35 novas vagas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abriu inscrições para o processo seletivo de três Programas de Pós-Graduação, com ingresso este ano. São quatro vagas para o Doutorado em Botânica (ingresso em agosto), 21 vagas em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (16 vagas para agosto e 5 em novembro) e 10 vagas para o mestrado em Clima e Ambiente (ingresso em agosto).

Outros três cursos continuam com inscrições abertas – doutorado em Ecologia (10 vagas para ingresso em agosto e 2 para ingresso novembro), doutorado em Ciências de Florestas Tropicais (5 vagas para agosto e 2 vagas para novembro) e o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) com 15 vagas para ingresso em setembro deste ano.

Prorrogadas inscrições para cursos em eficiência energética

O prazo para inscrições nos cursos de eficiência energética das cidades de Florianópolis (SC) e de Salvador (BA) foi prorrogado para sexta-feira (12/05). As capacitações para o Guia de Medição e Verificação do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Aneel, são oferecidas gratuitamente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Essa etapa corresponde ao quinto módulo do curso. As aulas acontecerão de 6 a 8 de junho na capital catarinense; e de 20 a 22 de junho na capital baiana. A carga é de 24 horas.

Seleção

Podem se inscrever no projeto os profissionais com formação universitária, graduados como tecnólogo ou técnico (com no mínimo de 3 anos de duração) que tenham experiência na área de eficiência energética. Também estão aptos os que trabalham com gerenciamento ou execução de programas de eficiência energética em distribuidoras.

Para efetivar a inscrição, é necessário enviar comprovações de experiência acadêmica e profissional e os formulários preenchidos para o e-mail treinamentopnud@animaprojetos.com.br. A seleção dos participantes será feita mediante análise da documentação enviada e as vagas são limitadas. Confira o edital.

Infraestrutura urbana e saneamento ambiental é tema de palestra na PUC-GO

O palestrante Wilson Marques vai abordar conceitos de infraestrutura urbana e saneamento ambiental em palestra na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), às 9h na quarta-feira (19), na Área III da instituição de ensino. Entrada: 2 kg de alimentos.

Vaga para assessor técnico

A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH estão com vaga aberta para: Assessor(a) técnico(a) para assessorar a implementação de atividades relacionadas a Estratégia Nacional para REDD+ no âmbito do Programa Políticas sobre Mudanças do Clima – PoMuC. As possibilidades de formação para contratação são amplas. Acesse edital clicando aqui.

MMA debate combate ao desmatamento no Amapá

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o governador do Amapá, Waldez Góes, reúnem-se nesta quinta-feira (30/3), às 11 horas, em Macapá, para avaliação e definição de ações de combate ao desmatamento no estado. Às 14h30, Sarney Filho visitará a sede do IBAMA para a doação de madeiras apreendidas aos municípios atingidos pelas cheias.

Instituto recebe inscrições de projetos sociais

O Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundado pela MRV Engenharia, promove desta segunda-feira (6) ao dia 22 de março a segunda Chamada Pública para o patrocínio de projetos sociais na área da educação, com foco em esporte, meio ambiente e cultura. Este ano o Instituto usa o mote “Educar para Transformar”, uma vez que todos os projetos apoiados pela instituição devem ter como foco a educação. Para informações e inscrições clique aqui.

Curso para preparo de palmito de brotos de bambu

Neste sábado (18), acontece o II Curso Prático: Preparo de Palmito de Brotos de Bambu, no Laboratório de Engenharia de Alimentos na Escola de Agronomia da UFG. O horário é das 8h às 13h e o investimento é de R$ 50. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: cursoslamagri@gmail.com.

Ana abre inscrições para prêmio

Até 31 de maio estão abertas as inscrições para o Prêmio ANA 2017. A premiação busca reconhecer boas práticas relacionadas à água nas seguintes categorias: Empresas (micro/pequeno porte e médio/grande porte); Ensino; Governo; Imprensa (Impressos/sites, Rádio e Televisão); Organizações Civis; e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do país. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA.

 

Fiscalização apreende 160 kg de pirarucu em Goiás – Sustentabilidade

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) apreenderam, na madrugada desta quinta-feira (6), 164 kg de pirarucu que estavam com dois pescadores em Aruanã. A operação foi realizada pela equipe do Posto Rio Tesoura em conjunto com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Os predadores foram autuados em flagrante e multados em R$ 11.280,00. Os dois foram liberados mediante pagamento de fiança e responderão pelo crime em liberdade.

O alto valor da multa também levou em consideração o período da piracema, sendo embasado no artigo 35 do Decreto Federal nº 6514/2008, que diz prevê multa, em “período ou local no qual a pesca seja proibida”, no valor de “R$ 700 a R$ 100 mil, com acréscimo de R$ 20,00 por quilo ou fração do produto da pescaria”.

O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do planeta. Nativo da Amazônia, ele promove benefícios para o ecossistema e comunidades que vivem da pesca. Seu nome vem de dois termos indígenas pira, “peixe”, e urucum, “vermelho”, devido à cor de sua cauda. Por ser um peixe de grandes dimensões, o comprimento, quando adulto, costuma variar de dois a três metros e o peso, de 100 a 200 kg. A espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória praticada ao longo de muitos anos. A reprodução natural do peixe é insuficiente para repor o número de pirarucus pescados.

 

Prefeitura de Goiânia usa gibi para falar de meio ambiente

A Prefeitura de Goiânia lançou o gibi Aprender é legal, que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente e à preservação. Foram produzidos 5 mil exemplares que serão utilizados principalmente no zoológico e na Vila Ambiental.

O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

 

Rio Branco desenvolve programa de compostagem em escolas

Ministério do Meio Ambiente assinou convênio no valor de R$ 100 mil com a prefeitura de Rio Branco (AC) para a implantação de Coleta Seletiva Domiciliar e Compostagem em escolas da regional Estação Experimental. A iniciativa envolve 40 mil pessoas, com a instalação de locais de entrega.

O convênio atenderá ao programa Crescer Reciclando, que visa envolver as escolas da Regional Estação Experimental na formação dos jovens para ações sustentáveis, contribuindo assim para diminuir as emissões dos gases causadores do efeito estufa.

 

 

 

 

 

 

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.