Educares seleciona as melhores práticas

educares

Instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público podem inscrever iniciativas até o dia 24 de abril

Iniciativas bem-sucedidas em gestão de resíduos sólidos ou de recursos hídricos, na área de comunicação ou educação ambiental, podem se inscrever no edital de seleção EducaRES de práticas de referência para serem destaque na plataforma.

Serão selecionadas e publicadas até 10 práticas por segmento, entre sociedade civil, iniciativa privada e poder público, de acordo com critérios pré-definidos pela chamada pública. O edital é coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

As práticas selecionadas serão reconhecidas como “práticas de referência Educares” e terão destaque na plataforma virtual. Os selecionados terão as práticas recomendadas e disponibilizadas pelo ministério para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos presenciais e a distância produzidos pelo governo federal.

O que é

A plataforma virtual é parte integrante da Educares e consiste de uma infraestrutura tecnológica colaborativa e de código aberto para divulgar práticas em educação ambiental e comunicação social no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Atualmente, são 228 práticas inscritas na plataforma. O objetivo é difundir as alternativas que cada segmento vem buscando para implementar a PNRS, melhorando a qualidade dos ambientes urbano e rural, com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica. “O compartilhamento de conhecimentos entre entidades em situações similares permite que boas iniciativas se propaguem”, explica a analista ambiental Patrícia Barbosa, do Ministério do Meio Ambiente.

Clique aqui para acessar o edital aqui.

Do MMA