Fica começa nesta terça na cidade de Goiás

1999-Marcelo-Solá

Começa nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até domingo o 20º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás. De acordo com a organização, o evento é o maior festival de cinema ambiental da América Latina exibe 101 filmes em 8 mostras de cinema.

As duas décadas de existência da mostra são celebradas como tema “A Força de Um Legado”. Serão realizadas, além das exibições de filmes, mesas redondas, fóruns, cursos, workshops e outras atividades alusivas ao meio ambiente.

O Fica 2018 também abre sua programação com um cortejo de lançamento do Projeto Fica Limpo, às 16h30, na Praça do Chafariz, seguido de uma Dança Circular Sagrada com a equipe do Fica Limpo, às 17h30, na Praça do Coreto. Às 17h, na Praça do Chafariz, o Grupo Rosário de Cajá e Ronaldo Oliveira puxam uma Ciranda de Roda.

Logo pela manhã, a partir das 8h, ocorre a abertura da Tenda Goiás – Município Saudável e Sustentável na Praça do Chafariz.

Um dos principais espaços de debate do meio ambiente no Fica é o Fórum Ambiental 2018 que este ano tem a consultoria do jornalista André Trigueiro. Os temas vão permear A Nova EnergiaAs Novas Cidades e A Nova Espiritualidade.

A ideia central do Fórum Ambiental é debater o que há de novo por meio do resgate do que se instigou e influenciou nos últimos anos. Para Trigueiro, o Fica, em duas décadas de existência já abriu caminhos para uma nova visão sobre a defesa do meio ambiente e, neste ano, promove uma “versão sobre a colheita dessa semeadura”.

Cinema

Nesta edição, os cineastas Walter Carvalho, José Vilamarim e George Moura, diretores e roteiristas da série global Onde nascem os fortes, participam do Fórum de Cinema no sábado, 09/06, para uma discussão sobre os novos rumos da dramaturgia brasileira. O festival também contribui para a mudança do cenário de gênero no audiovisual com uma mesa de discussão na sexta-feira, 08/06, encabeçada pela atriz Bruna Linzmeyer e pelas cineastas Laís Bodanzky e Susanna Lira

Cerca de 21% das produções brasileiras em 2017 eram obras seriadas segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O mercado de produções em série está em franco crescimento no Brasil, posicionado em 10º lugar no ranking dos maiores maratonistas de série no mundo segundo a empresa de vídeo sob demanda Netflix. O segmento recebe atenção especial nesta edição do Fica na mesa de discussão conduzida por Walter Carvalho, cineasta brasileiro responsável por obras como a série Justiça, também exibida pela Globo, e o longa Budapeste.

Walter é consultor de cinema do festival ao lado da produtora Ilda Santiago e participa do Fórum de Cinema do Fica pela segunda vez. O diretor de grandes títulos da televisão brasileira, como a novela recorde de audiência Avenida Brasil, José Villamarim também participa do debate junto com o roteirista seis vezes indicado ao Emmy International George Moura. Os dois atuaram juntos em diversas produções além de Onde Nascem os Fortes.

Na segunda mesa do Fórum, a diretora de filmes como Bicho de Sete Cabeças e Como Nossos Pais, título brasileiro mais premiado em 2017, Laís Bodanzky acompanha Susana Lira, criadora da série Rotas do Ódio em exibição na TV por assinatura, e Bruna Linzmeyer, atriz de O Filme da Minha Vida e Meu Pedacinho de Chão. As três são conhecidas por abordarem temas como o feminismo e a intolerância racial na frente e por trás das câmeras.

 

 

Confira a programação:

Programação – Dia 5 de junho

Mostra de Abertura do Fica 2018

Ex-Pajé (Diretor Luiz Bolognesi): Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos, que julgam sua religião como demoníaca. No entanto a missão evangelizadora comandada pelo pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Onde: Cineteatro São Joaquim

Quando: 05/06/2018 às 21h

 

Fica na Comunidade 2018 (Shows, Oficinas, Exposições e Apresentações Culturais)

Cortejo de Lançamento do Projeto Fica Limpo – Fica 2018

Onde: Praça do Chafariz

Quando: 05/05 às 16h30

 

Ciranda de Roda com Grupo Rosário de Cajá e Ronaldo Oliveira

Onde: Praça do Chafariz

Quando: 17h

 

Show com Vila Boa Samba a Toa

Onde: Palco do Coreto

Quando: 22h

 

Exposição Fotográfica Trocando Olhares – Marcelo Dionízio

Onde: Palácio Conde dos Arcos

Quando: 08h às 17h

 

Exposição Fotográfica Canadá – Fauna e Flora – Rosa Berardo

Onde: Palácio Conde dos Arcos

Quando: 08h às 17h

 

Exposição Motirõ – Artes In-Comuns – Exposição que integra diversas expressões de artistas da região goiana

Onde: Pátio do Rosário

Quando: 08h às 17h

 

Fica na Comunidade 2018 (Programação Instituto Bertran Fleury 20º Fica)

Visita Mediada* ao Circuito Completo do Economuseu Cerratense: Canto do Acolhimento, Recantos da História, Caminho de Letras e Árvores, Recanto da Cooperação, Cantos da Criação/Recriação, Caminho da Transformação; acompanhada do “Cafezim Cerratense”: café coado, suco de fruta da estação, pão e biscoito de queijo, mané-pelado ou outro bolo caseiro.

Onde: Instituto Bertran Fleury

Quando: 08 às 17h

 

Mostra Inaugural do Ateliê Elder Rocha Lima

Onde: Instituto Bertran Fleury

Quando: 08 às 17h

 

Instalação Museal Bertran 7.0: memórias de um homem hiperconectado com o Cerrado, no Memorial Paulo Bertran, em homenagem aos 70 anos de Paulo

Onde: Instituto Bertran Fleury

Quando: 08 às 17h

 

Instalação Museal Sinhás, Helenas e Ivanys

Onde: Instituto Bertran Fleury

Quando: 08 às 17h

 

*Agende sua visita: e-mail: economuseucerratense@gmail.com; celular: 62 98127-9273 ou (62)98400-1101. Rua padre Arnaldo n. 13 ao lado da Pousada Dona Sinhá.

 

Tenda Multi Étnica – Povos do Cerrado (UEG / SEDUCE)

III Edição da Tenda Multiétnica – Encontro, diálogo e manifestações culturais entre os diversos povos que compõem o Estado de Goiás (Yni, Avá Canoeiros, Tapirapés, Kalungas, Povos Ciganos, entre vários outros)

 

Exposição Homenagem

Exposição Artista Homenageado Marcelo Solá

Onde: Palácio Conde dos Arcos

Quando: 08h às 17h

 

Exposição Fica 20 anos – A Força de um Legado

Onde: Cine Teatro São Joaquim

Quando: 08h às 22h

 

Programação Geral Fica 2018

Fica na Comunidade – Abertura da Tenda Goiás – Município Saudável e Sustentável

Onde: Praça do Chafariz

Quando: a partir das 8h

 

Dança Circular Sagrada com equipe do Fica Limpo – Fica 2018

Onde: Praça do Coreto

Quando: 17h30

 

Cerimônia de Abertura do Fica

Onde: Cine Teatro Joaquim

Quando: 20h

 

 

Da redação com assessoria