Fiscais fecham carvoaria ilegal em Goiás

Carvoaria

Equipes da Superintendência de Licenciamento e Qualidade Ambiental da Secretaria das Cidades e Meio Ambiente (Secima), por meio do grupo que gerencia o sistema de controle de produtos florestais realizou entre os dias 29 de maio a 03 junho, a “Operação Atalaia”.

O objetivo foi combater o desmatamento ilegal, infrações contra o sistema oficial de controle de produtos florestais – Sistema DOF e demais atividades utilizadoras de recursos naturais que funcionam de forma clandestina nos municípios próximos a região do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

Segundo o Gestor Estadual do Sistema de Controle de Produtos Florestais (DOF) e Analista Ambiental da Secima, Heber da Fonseca, no município de Niquelândia, foram fiscalizadas 09 carvoarias ilegais. Duas estão funcionando de forma irregular perante ao Sistema DOF. Foram lavrados Autos de Infração no total de R$ 600 mil, embargo e interdição das atividades e apreensão de veículos utilizados nas infrações.

“As ações de fiscalização relacionadas a fraudes no Sistema DOF e atividades ilegais que dependem de controle via sistema, serão intensificadas e já estão previstas para serem realizadas neste ano em conjunto com outros órgãos do estado e da federação”, esclarece Heber Fonseca.
A “Operação Atalaia”  foi realizada em conjunto com o IBAMA.

Da Secima