Jogo infantil ensina sobre relação com dinheiro

jogo-serasa-recortada

Game valoriza aspectos sociais e ambientais em detrimento das finanças

Deivid Souza

Um joguinho de cartas para crianças com idade entre 7 anos e 10 anos é a aposta da Serasa Experian para ensinar a melhorarem a relação com o dinheiro de maneira consciente. O game foi pensado para incentivar o reconhecimento dos valores financeiros, mas também o que eles significam. O jogo ainda trabalha conceitos como amizade e convívio com a natureza.

São 32 cartas. Cada uma delas representa uma atividade como ir ao cinema ou zoológico, comprar um tênis ou andar de bicicleta. As cartas apresentam figuras e atribuem valor para os itens: diversão, amigos, quanto custa, movimento, criatividade. A carta ‘andar de bicicleta’, por exemplo, está associada à família ‘nós e a natureza/ultra diversão’. Ao todo são quatro famílias. Esta carta valoriza o ‘movimento’ e a ‘diversão’ com notas 10 e 8 respectivamente. Já o item ‘quanto custa’ tem valor 2.

O objetivo do jogo é que a criança bata a carta do outro jogador. Quanto menor o valor do item ‘quanto custa’ mais vale a carta. Os outros valores seguem ordem inversa. Ganha a partida quem terminar o jogo com todas as cartas do baralho em mãos.

As cartas podem ser impressas em preto e branco ou colorido. As regras do jogo também estão disponíveis no site da Serasa.