Estado do Mato Grosso e ONU firmam parceria por economia verde

economia verde

Organização vai ajudar governo a fomentar conservação de recursos naturais e desenvolvimento social

Deivid Souza / Foto: Jana Pessôa - Setas-MT

O programa Parceria para Economia Verde (PEV-MT) foi lançado nesta quinta-feira (11) para que o governo do Mato Grosso tenha ferramentas de análise para realizar diagnósticos, projeções, fornecer apoio técnico para a reformulação de políticas públicas setoriais e auxiliar na construção das capacidades individuais e institucionais.

O objetivo é conservar o meio ambiente e incluir. O programa foi desenvolvido pela Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE, na sigla em inglês), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne diversas agências da instituição.

O PAGE incentiva a criação de condições para favorecer o investimento em ativos econômicos verdes, incluindo tecnologias limpas, estruturas para utilização eficiente de recursos, conservação de ecossistemas, mão de obra qualificada para empregos verdes e boa governança. O Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a se juntar a esta parceria e está formulando projetos para implementar a iniciativa durante os próximos três anos.

O PAGE é uma reposta da ONU aos países participantes da RIO+20, em 2012, que pediram apoio da organização para a transição à Economia Verde.