Parque da Chapada dos Veadeiros recupera tamanho

chapada dos veadeiros

Decreto que regulamenta mudança deve sair em pouco mais de um mês

Deivid Souza

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros deve voltar a ter a mesma área de 2001, quando foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural da Humanidade: 235 mil hectares.

A medida é uma forma de garantir que o título concedido em 2001 não seja retirado, pois a instituição pressionava o Ministério do Meio Ambiente (MMA) pela manutenção da área no tamanho da época da concessão da honraria.

O MMA pretendia fazer logo a mudança. No entanto, o governo de Goiás, que é a favor da reampliação de 65 mil hectares para 235 mil hectares, pediu um prazo para concluir uma regularização fundiária em curso no local.

Passado

O Parque foi criado em 1961 e está localizado na Região Nordeste de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Na época de criação, o então Parque Nacional do Tocantins tinha área de 625 mil hectares. Em 1972 a área foi reduzida para pouco mais de 65 mil hectares e foi rebatizado para o nome atual.