Praça dá aula de sustentabilidade

Praça Horizonte

Espaço tem estrutura que proporciona entender funcionamento de sistemas de reaproveitamento de água e energia geração de energia solar, entre outros

 

Uma praça, instalada no Setor Jardim Goiás, bairro da região sul de Goiânia dá uma verdadeira aula de sustentabilidade. Inspirada no conceito de uma feira de ciências, ela é dotada de sete estações de sustentabilidade, que mostrarão por meio de maquetes interativas e textos explicativos, o funcionamento de novas tecnologias, como reuso de águas cinzas (provenientes de lavatórios e chuveiros) e captação de energia solar.

O objetivo da Praça Flamboyant é proporcionar interações que demonstrem por meio de maquetes, infográficos e textos o funcionamento de mecanismos sustentáveis, bem como o benefício proporcionado pelos mesmos.

“Teremos uma maquete com a representação de uma pessoa no banho, para tornar a experiência mais divertida”, explica Deborah David Rios, coordenadora de projetos da GPL Incorporadora e Construtora.

A economia do uso de luz de LED também será demonstrada em outra estação de sustentabilidade, que fará uma comparação de eficiência com demais tipos de lâmpadas, incandescente e fluorescente.

Nesta mesma estação será apresentado o funcionamento de um micro sistema de automação que permite a dimerização da luz, ou seja, o controle da intensidade da iluminação. Com isso, ganha-se em economia e também em cenários.

A Praça que está localizada nas imediações do Parque Flamboyant, no Setor Jardim Goiás, é dotada de pista de caminhada, pet park, bike sharing e playground. O espaço foi aberto no sábado (7) e estará disponível para visitação até março de 2019, quando iniciará as obras do Horizonte Flamboyant, onde todas as novidades tecnológicas apresentadas nas estações de sustentabilidade serão aplicadas, segundo o grupo construtor do empreendimento.

 

Da redação com assessoria